Criado em 1997, o “Centro de Design Paraná” nasceu como uma organização sem fins econômicos como um projeto estratégico dentro do Instituto de Tecnologia do Paraná – Tecpar. Foi constituído como organização independente em 1999 quando passou a atuar como um Centro de promoção do design junto à indústria paranaense até 2002. Em 2003, foi qualificado como Organização da Sociedade Civil de Interesse Público – Oscip e começou a ampliar sua atuação para outros estados brasileiros.
Pioneiro, foi o primeiro Centro de Design no Brasil a orientar seu trabalho a partir das necessidades da indústria brasileira sempre atuando como uma instituição que promove a conexão entre a indústria e os profissionais do mercado. O impacto do pensamento do design para a competitividade das empresas e a identificação de uma grande demanda do setor produtivo por orientação nesse sentido levaram o Centro Brasil Design a adotar, a partir de 2005, a missão de “disseminar a cultura do design no Brasil”.
Em 2012, assume seu posicionamento nacional e uma nova identidade, e passa se chamar Centro Brasil Design. Ao longo de sua história, o Centro Brasil Design realizou diversas consultorias a empresários interessados em desenvolver produtos de bom design, inovadores e competitivos. Em dezenove anos de atuação, o Centro Brasil Design já realizou mais de 5.300 atendimentos a empresas.
Também atuou na elaboração de mais de 20 iniciativas de design nacionais e internacionais, formatadas de acordo com as instituições demandantes, sejam elas públicas ou privadas. Entre esses projetos, estão a criação de programas para a disseminação do design nas empresas; a elaboração de propostas para a integração de empresas e instituições de ensino; a organização de concursos nacionais e internacionais; a gestão de portais de informação na internet; a realização de projetos culturais; a realização de exposições nacionais e internacionais e a disseminação da metodologia do CBD em outros locais do Brasil.
Realizou também diversas atividades de capacitação em design, como palestras, workshops, cursos, seminários e missões de estudo, tanto nacionais quanto internacionais com a realização de palestras em cidades como Buenos Aires, Rosário, Santiago do Chile, Mendoza, Bogotá, Hamburgo, Estônia, Stuttgart e Hangzhou e Taipei.
A reputação construída desde 1999 pela instituição é motivo pelo qual as profissionais do CBD estão presentes na maioria das premiações e concursos nacionais de design. Inova Senai, TOP XXI, Prêmio Bornancini, Prêmio BOM Design, FullDesign, Prêmio +Design, Prêmio Masisa, Bienal Brasileira de Design Gráfico, Prêmio IDEA, Desafio Passarela Senai, Prêmio Design Catarina, Prêmio Primus Inter Pares Assintecal / Braskem, Prêmio ABRE da Embalagem Brasileira, Prêmio Objeto:Brasil, Prêmio Embanews, além de outras premiações regionais, exemplificam a ação do CBD na avaliação de projetos profissionais e estudantis de design.
Por três anos, o CBD atuou em conjunto com a Abedesign (Associação Brasileira de Empresas de Design) na promoção do BDA – Brasil Design Award, premiação que reconhece o trabalho de escritórios de design no Brasil.
Internacionalmente o CBD também representa o país atuando como escritório representativo do iF DESIGN AWARD – considerado uma das mais relevantes premiações de design mundial. Desde 2009 a instituição assessora brasileiros a concorrerem mundialmente com seus projetos de design de produto, comunicação, arquitetura e interiores, embalagens e design de serviço. A cada ano o Brasil tem tido resultados mais satisfatórios, cerca de 30% dos inscritos são premiados internacionalmente, o que mostra a alta qualidade do design brasileiro.
Concomitantemente a equipe do CBD participa do júri da premiação de estudantes e jovens recém-formados do iF, o iF DESIGN TALENT AWARD, com projetos de diversos países. O Prêmio Clap – Premios Internacionales de Diseño Industrial y Diseño Gráfico – também conta com a expertise do CBD para compor o seu júri e avaliar projetos de branding e comunicação de estúdios, agências, escritórios e freelancers de toda a América Latina. O olhar do Centro Brasil Design também contribui para a escolha das melhores embalagens latino-americanas dos Premios Latampack.