SouCuritiba: projeto em parceria com CBD lança sua coleção 2024

Evento de apresentação da coleção 2024 foi realizado na sede do Sebrae/PR em Curitiba. Fotos: Inove
Projeto que fomenta a criação e a inovação por meio da economia criativa tem 95 souvenirs de 39 empreendimentos na nova edição

Projeto de economia criativa que fomenta o desenvolvimento de souvenirs inovadores, gerando oportunidades de negócios para produtores locais, o Programa SouCuritiba Souvenirs teve sua coleção 2024 lançada na última sexta-feira (30), na sede do Sebrae/PR em Curitiba. A 9ª edição do programa teve início em maio deste ano, com capacitação de empreendedores criativos por meio de workshops e mentorias.

“Foram realizadas nove edições desde 2013, que capacitaram mais de 230 produtores, designers, artesãos, publicitários, artistas visuais entre vários outros empreendedores criativos. O programa tem workshops, mentorias, e os produtos criados passam por uma avaliação e validação. O evento de lançamento foi também um encontro de negócios com lojistas interessados nos itens”, Marcia Giubertoni, consultora do Sebrae/PR, que realiza o SouCuritiba em parceria com o Instituto Municipal de Turismo, a Fundação Cultural de Curitiba, a Universidade Federal do Paraná (UFPR), o Centro Brasil Design e o Curitiba Convention & Visitors Bureau.

Thays Cristina Domareski Ruiz, professora do curso de Turismo na UFPR, destaca a contribuição da universidade junto aos demais parceiros do SouCuritiba.

“Esse projeto começou sua parceria com a Universidade Federal do Paraná por meio do professor José Manoel Gonçalves Gandara, já falecido, e desde o início traz essa ponte entre academia e mercado. Já realizamos pesquisas e publicamos artigos científicos tendo como temas os souvenirs, o marketing turístico e seus impactos. Buscamos trazer a contribuição da academia para o Sou Curitiba, montamos um projeto de iniciação científica em que quatro alunas inseriram suas – e olhares em cima da temática do projeto, a criatividade envolvida nos produtos e seus desdobramentos”, descreve.

Diretora-técnica do Centro Brasil Design, Ana Brum, acompanha as atividades com os grupos do SouCuritiba desde a primeira edição, em 2013.

“Esse ano, fiz uma oficina para o grupo sobre embalagem. O importante é pensar sobre isso. Como é que vai levar as coisas? Que informações a gente tem que colocar? Estamos vendo o resultado agora e é bem perceptível a diferença em provocar os empreendedores sobre o tema. No dia a dia, eles acabam não percebendo o quanto esses detalhes fazem diferença para o negócio. Para nós, é incrível ver a evolução dos projetos, principalmente em relação ao que se vê no mercado”, avalia.

 

Marcia Agottani cria produtos na área de encadernação.

Empreendedores criativos

A empreendedora Marcia Zelak Agottani é fundadora do Ateliê 105 d.C, que oferece produtos na área de encadernação, cartonagem e papelaria personalizada e tem mais de 20 anos de atividade.

“Em 2013, tive a oportunidade de participar da primeira edição do SouCuritiba, ainda de uma maneira despretensiosa, sem imaginar que o programa abriria um novo foco para meu negócio, proporcionando melhorias, formalização pelo MEI e uma maior participação no mercado através dos lojistas parceiros. Em todo este tempo, estão sendo fundamentais as atividades e cursos oferecidos pelo Sebrae/PR, tanto para meu desenvolvimento pessoal e dos produtos, quanto na interação com os colegas. O SouCuritiba é um marco para o desenvolvimento do meu ateliê”, relata.

Vinda do estado do Rio de Janeiro, Marilene Oliveira é empreendedora da Lenna Casual e também faz parte da coleção 2024 do SouCuritiba.

Vinda do Rio de Janeiro, Marilene Oliveira e o marido José Carlos Infante fazem artesanato no SouCuritiba 2024.

“Cheguei a Curitiba há quase cinco anos. Como costureira e empreendedora, já tive oito lojas e uma fábrica com cinquenta funcionárias. Mas, tivemos problemas de segurança e qualidade de vida na cidade onde morava e acabei vindo para Curitiba, onde meu filho veio morar. Resolvemos começar tudo do zero, e foi muito bom, participar das palestras e capacitações. Entrei neste ano no SouCuritiba, mas minha nora Lorena faz parte desde 2018. Estou gostando dos contatos e oportunidades de negócios que estão surgindo em artesanato, que é uma nova área para mim”, conta.

Felix Proença Trindade, da Innovations 3D, produz réplicas de cartões postais de Curitiba, como a Ópera de Arame, com impressão 3D.

“Sou técnico e mecânico em manutenção eletromecânica formado pelo Senai e apaixonado pela minha cidade natal. Há quatro anos, trabalho com impressão 3D e recentemente decidi abrir meu próprio negócio e mergulhar nesse mundo criativo. Minha paixão por Curitiba me levou a criar miniaturas que celebram nossos ícones. Foi assim que desenvolvi três peças especiais: o Museu Oscar Niemeyer, o Jardim Botânico e a Ópera de Arame. Cada detalhe dessas miniaturas foi cuidadosamente pensado e criado por mim, para levar um pedacinho de Curitiba para todos. O Sebrae/PR tem sido um parceiro fundamental me ajudando a entender melhor o mercado, estruturar meu negócio e enxergar as oportunidades que antes pareciam distantes.”

O empreendedor Felix Trindade produz réplicas de cartões postais da capital em impressora 3D.

Artista há 25 anos, Pedro Fernando Czarneski foi selecionado para o SouCuritiba 2024 com peças de cerâmica e imãs pintados à mão.

“A arte faz parte da minha vida desde criança, fui aprendendo por conta própria e depois fazendo cursos. É minha primeira vez no programa. Conheci o Sebrae/PR por meio de uma amiga, participei de um evento de artesanato e fiquei sabendo do SouCuritiba. As noções que aprendemos em marketing, vendas e outras áreas estão sendo fundamentais para o meu negócio”, relata.

O artista Pedro Czarneski apresenta suas peças de cerâmica pintadas a mão.

Saiba mais detalhes sobre o Programa SouCuritiba pelo site.

 

 

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