O projeto de exportação para a indústria moveleira GS Móveis, desenvolvido pela Furf Design Studio no programa Design Export, foi lançado em feira para compradores nacionais e internacionais de 8 a 10 de outubro em São Paulo.
No ultimo mês, a GS Móveis e mais três empresas do setor se uniram para apresentar seus lançamentos de 2020 para 300 lojistas. As empresas representam os estados do Rio Grande do Sul, Paraná e São Paulo e juntas possuem faturamento superior a R$ 2,5 milhões por mês.
Dentre os lançamentos o destaque foi para a coleção Raízes que apresenta três móveis que usam cordas para estruturar e desenhar árvores imaginárias. Segundo os designers Maurício Noronha e Rodrigo Brenner, da Furf Design Studio, “precisamos respeitar nossas raízes para alcançarmos um futuro saudável. Com árvores simbólicas, trazemos a natureza para perto.”
As peças possuem ajustes de altura para que os móveis possam se adaptar ao pé direito dos mais diferentes interiores. O movimento das cordas torna possível que o produto fique extremamente compacto quando embalado, para reduzir os impactos ambientais da logística nacional e de exportação.
Para os empresários Cintia Gomes e Vitor Stival, o ganho em participar de um projeto nacional de incentivo ao uso do design para exportação trouxe uma nova perspectiva para a GS Móveis que está preparada para alcançar novos mercados e implementar novas estratégias. A primeira delas foi introduzir uma ação inédita na empresa, onde parte do lucro da venda de todas as peças será doado para o plantio de mudas de árvores nativas em parceria com instituições especializadas no Brasil.
O programa Design Export, na sua terceira edição, começa a mostrar os primeiros resultados. Parceria da Apex-Brasil e do Centro Brasil Design, o programa é baseado na metodologia Design na Prática©, que tem como objetivo facilitar a inserção do design nas empresas.
De forma acessível e clara, a empresa é orientada a descobrir o passo a passo para o desenvolvimento de um produto ou embalagem inovadora e com design.
Para Ana Claudia Barbosa, Gerente de Competitividade da Apex-Brasil, “o interessante do programa é a conexão dos empresários a profissionais de design para que recebam consultorias e capacitações, além de todo apoio técnico e financeiro para a criação de embalagens e produtos voltados ao mercado internacional.”
Segundo Ana Brum, Diretora Técnica do Centro Brasil Design, “desde 2013 o Design Export, que hoje está na sua terceira edição, já atendeu 369 empresas de mais de 120 cidades de 17 diferentes estados brasileiros contribuindo para o aumento de 61% das exportações das empresas participantes.”