Empresas que passaram pelo Design Export, iniciativa da ApexBrasil em parceria com o CBD, lançam novo produto com foco no mercado internacional

Foto: Divulgação
Luminária Flora tem inspiração nas flores, símbolos nacionais do Japão. Produto foi projetado com foco no mercado externo, especialmente no mercado norte-americano

A Ômega Light, em parceria com o Furf Design Studio, lançou a Flora, uma luminária inspirada na beleza das flores. A peça, quando utilizada de cabeça para baixo, transforma-se em uma pequena mesa funcional em formato de flor. “Uma poesia que floresce e ilumina ao mesmo tempo”, descrevem os designers. 

 O produto foi desenvolvido com apoio do Design Export, programa de promoção de exportação idealizado pela ApexBrasil – Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos – em parceria com o Centro Brasil Design (CBD)

O Design Export atende empresas brasileiras que querem ganhar participação no mercado internacional por meio de produtos, serviços e embalagens com design. Os empresários recebem consultorias, capacitações e apoio técnico e financeiro para identificar a melhor oportunidade de inovação e os profissionais do mercado mais adequados às suas necessidades. 

A luminária Flora

Flora, a peça assinada pela Ômega Light e Furf Design Studio, foi lançada recentemente no Fórum Internacional de Lighting Design (LEDforum), em São Paulo. Projetada com foco no mercado externo, especialmente no mercado norte-americano, a luminária mostra todo o potencial de exportação do design nacional. 

O produto tem inspiração nas flores, símbolos nacionais do Japão, que estão presentes em obras de arte ao longo de gerações e até mesmo no passaporte do país. Outra inspiração dos designers foi o haikai, que é um tipo de poema japonês com três versos, em que o simples é valorizado. O simbolismo e beleza das flores, aliados à significância e simplicidade estrutural, resultaram na coleção de luminárias que, assim como o haikai, são divididas em três partes: base, haste e cúpula. 

“Acreditamos que a poesia pode florescer e iluminar ao mesmo tempo, assim como as flores que desabrocham e embelezam o mundo” comentam os designers. Esculpida em aço e alumínio, a Flora tem a delicadeza das pétalas do crisântemo. “Sua forma graciosa tem o poder de florir diversos ambientes, desde hotéis e restaurantes até residências e espaços corporativos. Dentro dela, um coração iluminado pulsa, emitindo uma luz suave e etérea”, afirma a equipe de assina o projeto.

Metodologia Design Export

O CBD coordenou a execução das três últimas edições do Programa Design Export. Na atual quarta edição do projeto setorial, desenvolveu uma metodologia exclusiva para as empresas participantes, a Metodologia Design Export. A partir da gestão do design, o objetivo da parceria é que os empresários brasileiros consigam inserir a inovação em suas organizações, de forma didática e sistêmica, tornando o design uma ferramenta estratégica no desenvolvimento de novos produtos e serviços com vistas à exportação. 

Segundo a gerente de Competitividade da ApexBrasil, Clarissa Furtado, o programa já ajudou na inserção de diversas empresas no mercado internacional. “A ApexBrasil, em seus 25 anos de atuação, sempre teve o design em seu DNA. No Brasil, nós temos designers renomados, cujo trabalho é reconhecido internacionalmente, então temos tudo para fazer deste o nosso diferencial. E o Design Export é um programa totalmente alinhado com essa missão. Por esse motivo, projetos como o da luminária Flora nascem amparados pela metodologia do programa, que visa adotar as empresas de maior competitividade no mercado internacional por meio do design”.

“Acreditamos no design como ferramenta para impulsionar os negócios. Quando focadas nas exportações, as empresas precisam adaptar produtos, embalagens e serviços para serem mais assertivas para os destinos internacionais”, explica Ana Brum, diretora técnica do Centro Brasil Design.

Sobre o Design Export

O Design Export (DEX) é um dos principais programas brasileiros de apoio ao desenvolvimento de design e soluções inovadoras voltadas à exportação. O programa consiste em selecionar empresas para receberem consultorias, capacitações e apoio técnico e financeiro para identificar a melhor oportunidade de inovação por meio do design.

O programa tem em seu cadastro mais de 130 escritórios nacionais de design que foram selecionados para prestar esses serviços em todas as etapas de desenvolvimento para desenho ou redesenho de produtos, embalagens ou processos. O objetivo é a criação de uma cultura organizacional de inovação, design e exportação.

Sobre a ApexBrasil

A Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil ) atua para promover os produtos e serviços brasileiros no exterior e atrair investimentos estrangeiros para setores estratégicos da economia brasileira. 

Para alcançar os objetivos, a ApexBrasil realiza ações diversificadas de promoção comercial que visam promover as exportações e valorizar os produtos e serviços brasileiros no exterior, como missões prospectivas e comerciais, rodadas de negócios, apoio à participação de empresas brasileiras em grandes feiras internacionais, visitas de compradores estrangeiros e formadores de opinião para conhecer a estrutura produtiva brasileira entre outras plataformas de negócios que também têm por objetivo fortalecer a marca Brasil. 

A Agência também atua de forma coordenada com atores públicos e privados para atração de investimentos estrangeiros diretos (IED) para o Brasil com foco em setores estratégicos para o desenvolvimento da competitividade das empresas brasileiras e do país.

Sobre o CBD

O Centro Brasil Design – CBD é uma instituição que conecta pessoas, setores do governo, empresas e criativos com o objetivo de viabilizar projetos inovadores e negócios de sucesso. Atua há 24 anos promovendo a importância do design e da inovação, como utilizar o design de forma estratégica e sua importância para a competitividade junto às empresas brasileiras. Foi a primeira instituição brasileira de design a aderir ao Pacto Global, alinhando-se aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, em 2018. Nesse sentido, o CBD lançou em 2021 o Design for a Better World Award – DFBW Award, um prêmio que tem por objetivo identificar, reunir e premiar ideias transformadoras, levar ao mundo, dar voz e visibilidade aos envolvidos na criação de soluções de impacto positivo, alinhados com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável e as práticas ESG, promovendo e multiplicando as boas soluções para o desenvolvimento econômico, social e a responsabilidade socioambiental.

Mais de Centro Brasil Design
PracticeLine _Qualimar
A Qualimar – empresa pernambucana de pescados com grande atuação no mercado...
Leia mais
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *