DFBW Award 2024 consagrará projetos de impacto positivo em cerimônia em Curitiba

Realizado pelo Centro Brasil de Design, evento ocorrerá no Museu Oscar Niemeyer, no dia 28 de novembro, a partir das 19 horas; entrada é gratuita

Os projetos vencedores do Design for a Better World Award 2024 serão anunciados oficialmente na cerimônia agendada para o dia 28 de novembro (quinta-feira), a partir das 19 horas, no Museu Oscar Niemeyer, em Curitiba. A premiação, realizada pelo Centro Brasil Design (CBD), celebra sua quarta edição e tem como objetivo reconhecer e promover projetos que geram impacto positivo em diferentes esferas da sociedade, voltados à construção de um mundo melhor. 

Os premiados receberão o Troféu Curupira, a estatueta exclusiva do Design for a Better World Award. Criado em 2021 pelo premiado escritório Furf Design Studio, o troféu é customizado por um novo criativo a cada edição do DFBW Award. Neste ano é assinado pela agência de design e branding CBA B+G em parceria com o Cazoolo, lab de design de embalagens para economia circular. 

A capital paranaense, escolhida para sediar a celebração, integra a Rede de Cidades Criativas pela Unesco. Para quem vem de outras cidades para o evento, uma das opções de acomodação é o Nomaa, hotel oficial da premiação. A cerimônia tem entrada gratuita, mediante inscrição prévia pelo formulário até o dia 26 de novembro.

A estatueta que vai coroar os premiados na quarta edição do DFBW Award é assinada pela agência de design e branding CBA B+G em parceria com a Cazoolo. | Fotos: CBA B+G
A estatueta que vai coroar os premiados na quarta edição do DFBW Award é assinada pela agência de design e branding CBA B+G em parceria com a Cazoolo. | Fotos: CBA B+G

Patrocinadores

O Design for a Better World Award 2024 tem patrocínio oficial da Agência Brasileira de Promoção de Exportações (ApexBrasil). A agência atua para promover os produtos e serviços brasileiros no exterior e atrair investimentos estrangeiros para setores estratégicos da economia brasileira. Junto ao CBD, a ApexBrasil reforça seu compromisso de valorização do design e da sustentabilidade como catalisadores de mudança.

Líder global em eletrodomésticos, a Electrolux também é patrocinadora oficial da premiação. Na edição passada do DFBW Award, a marca foi premiada  com sua linha de refrigeradores Electrolux Experience BF, que amplia o consumo consciente e reduz o desperdício de alimentos 

“Estamos muito felizes com a parceria da Electrolux e da ApexBrasil. Unindo forças, construímos um legado de mudança positiva, no qual cada contribuição reflete diretamente nos resultados que buscamos para o mundo”, afirma Letícia Castro, diretora superintendente do Centro Brasil Design. 

Design for a Better World Award

O DFBW Award nasceu em 2021 com o propósito de dar visibilidade para iniciativas que podem fazer a diferença por um mundo melhor. As primeiras três edições já reconheceram 149 projetos, que apresentaram iniciativas criadas em 16 estados brasileiros e em quatro países além do Brasil (Reino Unido, Espanha, Argentina e Índia). 

A quarta edição da premiação recebeu mais de 300 inscrições de todo o país. Os candidatos puderam inscrever seus projetos em uma das quatro áreas de atuação: design de produtos, serviços e embalagens; design gráfico, digital, UX, UI e comunicação; arquitetura e cidades; e conceito. A avaliação foi realizada durante o mês de outubro por 26 especialistas que integram o júri

Sobre o CBD

O Centro Brasil Design – CBD é uma instituição que conecta pessoas, setores do governo, empresas e criativos com o objetivo de viabilizar projetos inovadores e negócios de sucesso. Atua há 25 anos promovendo a importância do design e da inovação, como utilizar o design de forma estratégica e sua importância para a competitividade junto às empresas brasileiras. Foi a primeira instituição brasileira de design a aderir ao Pacto Global, alinhando-se aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, em 2018. Nesse sentido, o CBD lançou em 2021 o Design for a Better World Award – DFBW Award, um prêmio que tem por objetivo identificar, reunir e premiar ideias transformadoras, levar ao mundo, dar voz e visibilidade aos envolvidos na criação de soluções de impacto positivo, alinhados com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável e as práticas ESG, promovendo e multiplicando as boas soluções para o desenvolvimento econômico, social e a responsabilidade socioambiental.

Sobre o Electrolux Group

O Electrolux Group é um grupo global líder de eletrodomésticos que transforma a vida para o melhor há mais de 100 anos. Nós reinventamos as experiências de sabor, cuidado e bem-estar para milhões de pessoas, sempre se empenhando para estar à frente da sustentabilidade na sociedade por meio de nossas soluções e operações. Através de nossas marcas líderes, que incluem a Electrolux, AEG e Frigidaire, vendemos produtos para cozinhas domésticas e profissionais em mais de 120 mercados, todos os anos. Em 2023, o Electrolux Group teve um faturamento de 134 bilhões de SEK e empregou 45 mil pessoas pelo mundo. No Brasil, a marca Electrolux está presente em 67% dos lares, incluindo a Continental, adquirida em 2017 para alavancar as operações do Grupo no País e apoiar o crescimento sustentável da companhia. Por meio da Continental, já conhecida e respeitada por milhões de famílias brasileiras, a estratégia é proporcionar aos consumidores uma vida descomplicada para que possam se dedicar às atividades com quem realmente importa. Para mais informações, acesse: Link.

Sobre a ApexBrasil

A Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil) atua para promover os produtos e serviços brasileiros no exterior e atrair investimentos estrangeiros para setores estratégicos da economia brasileira. Para alcançar os objetivos, a ApexBrasil realiza ações diversificadas de promoção comercial que visam promover as exportações e valorizar os produtos e serviços brasileiros no exterior, como missões prospectivas e comerciais, rodadas de negócios, apoio à participação de empresas brasileiras em grandes feiras internacionais, visitas de compradores estrangeiros e formadores de opinião para conhecer a estrutura produtiva brasileira entre outras plataformas de negócios que também têm por objetivo fortalecer a marca Brasil. A Agência também atua de forma coordenada com atores públicos e privados para atração de investimentos estrangeiros diretos (IED) para o Brasil com foco em setores estratégicos para o desenvolvimento da competitividade das empresas brasileiras e do País. Saiba mais em apexbrasil.com.br.

Mais de Centro Brasil Design
Design for a Better World Award 2023: prêmio brasileiro está com inscrições abertas
Premiação brasileira valoriza soluções de impacto positivo; inscrições começam no dia 1º...
Leia mais
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *