Design Export: Nutrat leva a identidade afro-brasileira ao mundo

Conceito desenvolvido pela MELT Design
Marca da Prolab Cosmetics ganha nova identidade visual, desenvolvida no programa Design Export, e almeja estar presente em mais de dez países até 2026

Tornar os produtos mais competitivos no mercado internacional e representar a excelência do que é produzido no Brasil além das fronteiras. Esses eram os principais objetivos da Nutrat, marca da Prolab Cosmetics, que levaram a empresa a ingressar no Design Export. Promovido pela ApexBrasil – Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos – em parceria com o Centro Brasil Design (CBD), o programa busca fortalecer a inserção internacional das empresas brasileiras através do design.

A Nutrat passou por um processo de rebranding e aprimorou suas embalagens com o suporte do programa. A MELT Design, estúdio de design brasileiro especializado em marcas, foi contratada para fazer o conceito visual e a estratégia dessa nova fase da empresa. Na sequência, a Prolab fez desdobramentos com a agência interna, que resultaram nos novos rótulos. A parceria com a MELT foi viabilizada pelo Design Export, que tem em seu cadastro mais de 130 escritórios nacionais de design, que prestam serviços que abrangem desde o desenvolvimento até o redesenho de produtos, embalagens e processos.

“A participação no Design Export proporcionou uma jornada maravilhosa de aprendizado. O design não só tornou nossas embalagens mais atrativas, mas também se integrou à estratégia da marca. Agora, a comunicação na embalagem é mais clean, fácil de ler e dialoga com o público nacional e internacional. As embalagens foram adaptadas com textos em português e inglês, visando à exportação”, afirma Catalina Ramírez, que liderou a gerência de exportação da Nutrat durante a participação da empresa na quarta edição do Design Export.

Conceito desenvolvido pela MELT Design

“Empresas que investem na embalagem ou apresentação atrativa para produtos e serviços destacam-se desde o primeiro contato com o público e ampliam a competitividade”, explica Clarissa Furtado, gerente de Competitividade da ApexBrasil e especialista entrevistada no terceiro episódio do ApexPod, o podcast da Agência, que aborda a importância do design para a exportação. “Embalagens bonitas, criativas, com rótulos informativos, por exemplo, fazem toda a diferença na hora da escolha do consumidor”, reforça.

Novos rótulos, adaptados pela agência Mundo s/a Comunicação

Clarissa salienta que até mesmo as cores presentes nas embalagens podem ter aceitação diferente de um mercado para outro, assim como o nome do produto e os símbolos desenhados.

“Design não é só estética, é funcionalidade. Aquilo que funciona bem no Brasil não necessariamente funcionará na Europa, Estados Unidos ou outros mercados. O comportamento dos consumidores na hora da compra é diferente”, aponta, ressaltando a importância de adaptar o design à cultura de cada país.

Nutrat no mercado internacional

Os produtos da Nutrat são inspirados na riqueza da diversidade de texturas de cabelo afro, oferecendo tratamentos que transformam, restauram e revitalizam profundamente os fios. Com a nova identidade visual, os produtos já chegaram a mercados como Espanha, Reino Unido, Noruega, Holanda, França, Grécia, Polônia, Costa Rica e Equador. A meta é expandir para mais de dez países nos próximos dois anos.

“Do ponto de vista da gerência de exportação, o projeto Design Export teve uma importância fundamental para a empresa. Aplicamos o design no reposicionamento de uma marca com 24 anos de história. Por meio deste projeto, conseguimos resgatar a essência da marca e construir um novo universo visual repleto de significado, cores e tendências. Estamos muito satisfeitos com o resultado”, comenta Catalina.

O relançamento da marca foi feito na Beauty Fair de São Paulo, a maior feira de cosméticos das Américas. “Participamos com um estande da marca após mais de 15 anos sem uma presença ativa e lançamos um novo produto dentro do novo universo visual da Nutrat. Estabelecemos conexões com nossos clientes no Brasil e replicamos o lançamento com nossos distribuidores internacionais”, revela Catalina.  

“A Nutrat é um excelente exemplo de como o design pode ser um diferencial competitivo no mercado global. Ao resgatar a essência da marca e traduzir sua identidade em uma nova linguagem visual, a empresa não apenas ampliou seu apelo junto ao público, mas também se posicionou de maneira mais forte nos mercados internacionais”, afirma Ana Brum, diretora técnica do Centro Brasil Design.

“O Design Export tem como objetivo exatamente isso: potencializar a capacidade das empresas brasileiras de competir globalmente, utilizando o design como uma ferramenta estratégica para inovação e crescimento”, concluiu.

Sobre o Design Export

O Design Export (DEX) é um dos principais programas brasileiros de apoio ao desenvolvimento de design e soluções inovadoras voltadas à exportação. O programa consiste em selecionar empresas para receberem consultorias, capacitações e apoio técnico e financeiro para identificar a melhor oportunidade de inovação por meio do design.

O programa tem em seu cadastro mais de 130 escritórios nacionais de design que foram selecionados para prestar esses serviços em todas as etapas de desenvolvimento para desenho ou redesenho de produtos, embalagens ou processos. O objetivo é a criação de uma cultura organizacional de inovação, design e exportação.

Sobre a ApexBrasil

A Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil) atua para promover os produtos e serviços brasileiros no exterior e atrair investimentos estrangeiros para setores estratégicos da economia brasileira. 

Para alcançar os objetivos, a ApexBrasil realiza ações diversificadas de promoção comercial que visam promover as exportações e valorizar os produtos e serviços brasileiros no exterior, como missões prospectivas e comerciais, rodadas de negócios, apoio à participação de empresas brasileiras em grandes feiras internacionais, visitas de compradores estrangeiros e formadores de opinião para conhecer a estrutura produtiva brasileira entre outras plataformas de negócios que também têm por objetivo fortalecer a marca Brasil. 

A Agência também atua de forma coordenada com atores públicos e privados para atração de investimentos estrangeiros diretos (IED) para o Brasil com foco em setores estratégicos para o desenvolvimento da competitividade das empresas brasileiras e do país.

Sobre o CBD

O Centro Brasil Design – CBD é uma instituição que conecta pessoas, setores do governo, empresas e criativos com o objetivo de viabilizar projetos inovadores e negócios de sucesso. Atua há 25 anos promovendo a importância do design e da inovação, como utilizar o design de forma estratégica e sua importância para a competitividade junto às empresas brasileiras. Foi a primeira instituição brasileira de design a aderir ao Pacto Global, alinhando-se aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, em 2018. Nesse sentido, o CBD lançou em 2021 o Design for a Better World Award – DFBW Award, um prêmio que tem por objetivo identificar, reunir e premiar ideias transformadoras, levar ao mundo, dar voz e visibilidade aos envolvidos na criação de soluções de impacto positivo, alinhados com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável e as práticas ESG, promovendo e multiplicando as boas soluções para o desenvolvimento econômico, social e a responsabilidade socioambiental.

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