Design Export: empresa participante do programa ganha dois prêmios internacionais

Fotos: Casa Rex
Dois produtos da Surreal Bisks foram premiados na categoria “Ouro” da competição britânica Plant-Based Excellence Awards

Os snacks saudáveis da Surreal Bisks, desenvolvidos pela empresa Seip7, foram duplamente premiados na competição britânica Plant-Based Excellence Awards, que seleciona os melhores produtos feitos à base de plantas do mundo. A Surreal Bisks integrou a quarta edição do programa Design Export, iniciativa brasileira voltada a fortalecer a presença internacional de empresas brasileiras por meio do design. 

Os sabores Manga e Cúrcuma e Banana e Açaí receberam o prêmio na categoria “Ouro”, com base em critérios como sabor, apresentação e qualidade da embalagem. “Esse prêmio é um reconhecimento do nosso esforço e dedicação para criarmos alimentos saudáveis e veganos com ingredientes brasileiros”, afirma Luis Carlos Rosa, CEO da Surreal Bisks. 

Além de saudáveis e saborosos, os snacks chamaram a atenção dos jurados por suas embalagens, que foram desenvolvidas com o apoio do Design Export. Promovido pela ApexBrasil – Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos – em parceria com o Centro Brasil Design (CBD), o programa conectou a Seip7 ao escritório de design Casa Rex, que criou a identidade visual e as embalagens da linha Surreal Bisks, contribuindo para o sucesso da marca.

“As embalagens foram desenvolvidas pela Casa Rex, que criou imagens inspiradas no surrealismo para representar nossos produtos. Nossas embalagens demonstram o design brasileiro, que é diferenciado”, explica Luis Carlos. “O Design Export foi fundamental para a empresa, pois nosso objetivo sempre foi exportar, desde a criação da Surreal Bisks”, completa. 

O reconhecimento internacional conquistado pela Surreal Bisks mostra como o design pode ser uma ferramenta estratégica para potencializar a competitividade de produtos brasileiros no exterior.

“Por meio do Design Export, não apenas fortalecemos a identidade visual das empresas, mas também impulsionamos sua inserção em mercados globais, o que valoriza a criatividade e a originalidade do design brasileiro”, diz Ana Brum, diretora técnica do Centro Brasil Design. 

A Surreal Bisks deu mais um grande passo para a presença no comércio internacional: a marca foi uma das selecionadas para o E-xport edição Amazon.com 2024. O programa coordenado pela ApexBrasil e Amazon Brasil promove a internacionalização de empresas brasileiras por meio do e-commerce. “Estamos nos preparando para começar a exportar para os Estados Unidos e, na sequência, para a Inglaterra”, celebra o CEO da Surreal Bisks.

A startup de snacks saudáveis plant-based reúne em seus produtos atributos do ecossistema de inovação de alimentos e tendências de consumo. A Surreal Bisks busca a valorização de ingredientes nativos e de produção expressiva no Brasil, sem deixar de lado a conveniência, saudabilidade e sabor.

Os produtos, feitos à base de mandioca e feijão, tem baixo teor de sódio, gorduras saturadas e valor calórico, e alto teor de fibras e proteínas. Além disso, todos os snacks são veganos, livres de glúten, lactose, castanhas, amendoim, nozes e amêndoas, e não tem a adição de edulcorantes.

Sobre o Design Export

O Design Export (DEX) é um dos principais programas brasileiros de apoio ao desenvolvimento de design e soluções inovadoras voltadas à exportação. O programa consiste em selecionar empresas para receberem consultorias, capacitações e apoio técnico e financeiro para identificar a melhor oportunidade de inovação por meio do design.

O programa tem em seu cadastro mais de 130 escritórios nacionais de design que foram selecionados para prestar esses serviços em todas as etapas de desenvolvimento para desenho ou redesenho de produtos, embalagens ou processos. O objetivo é a criação de uma cultura organizacional de inovação, design e exportação.

Sobre a ApexBrasil

A Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil) atua para promover os produtos e serviços brasileiros no exterior e atrair investimentos estrangeiros para setores estratégicos da economia brasileira. 

Para alcançar os objetivos, a ApexBrasil realiza ações diversificadas de promoção comercial que visam promover as exportações e valorizar os produtos e serviços brasileiros no exterior, como missões prospectivas e comerciais, rodadas de negócios, apoio à participação de empresas brasileiras em grandes feiras internacionais, visitas de compradores estrangeiros e formadores de opinião para conhecer a estrutura produtiva brasileira entre outras plataformas de negócios que também têm por objetivo fortalecer a marca Brasil. 

A Agência também atua de forma coordenada com atores públicos e privados para atração de investimentos estrangeiros diretos (IED) para o Brasil com foco em setores estratégicos para o desenvolvimento da competitividade das empresas brasileiras e do país.

Sobre o CBD

O Centro Brasil Design – CBD é uma instituição que conecta pessoas, setores do governo, empresas e criativos com o objetivo de viabilizar projetos inovadores e negócios de sucesso. Atua há 25 anos promovendo a importância do design e da inovação, como utilizar o design de forma estratégica e sua importância para a competitividade junto às empresas brasileiras. Foi a primeira instituição brasileira de design a aderir ao Pacto Global, alinhando-se aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, em 2018. Nesse sentido, o CBD lançou em 2021 o Design for a Better World Award – DFBW Award, um prêmio que tem por objetivo identificar, reunir e premiar ideias transformadoras, levar ao mundo, dar voz e visibilidade aos envolvidos na criação de soluções de impacto positivo, alinhados com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável e as práticas ESG, promovendo e multiplicando as boas soluções para o desenvolvimento econômico, social e a responsabilidade 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *