A Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil), em parceria com a Fundação Araucária, promoveu, dia 31 de agosto, a Primeira Ação de Exportação em Curitiba. O objetivo do evento é possibilitar às empresas selecionadas uma primeira oportunidade de participar de rodadas de negócios e aplicar o que foi trabalhado durante o atendimento pelo Programa de Qualificação para Exportação (PEIEX).
A rodada de negócios reuniu mais de 70 empresas pertencentes aos Núcleos do PEIEX de Curitiba e de Ponta Grossa, dos setores de casa e construção, moda e alimentos e bebidas com comerciais exportadoras — que comercializam produtos brasileiros em mercados externos. A Primeira Ação de Exportação é a última etapa do PEIEX, da qual podem participar as empresas atendidas e qualificadas pelo programa. Para a maioria dos participantes, essa será a primeira experiência de negociação internacional. A ação contou com a participação de oito comerciais exportadoras e com o apoio dos seguintes parceiros: Correios, Sebrae, Senai, Banco do Brasil, Centro Internacional de Negócios da Fiep e Centro Brasil Design.
A participação do CBD aconteceu com a apresentação estratégica de como o design pode ser ferramenta de competitividade para a exportação. Empresas participantes do Design Export – como Heide , Tecmater , Lanci e Biovegan – estiveram nas rodadas de negócios.