O Brasil superou mais uma vez seu próprio recorde no iF Design Award, uma das mais prestigiadas premiações de design do mundo, realizada desde 1954 na Alemanha. Na edição de 2025, 85 projetos brasileiros foram premiados, reafirmando a qualidade e a criatividade do design nacional perante o cenário internacional. Entre eles, dois projetos nacionais receberam o iF Gold Award, o mais alto reconhecimento da premiação: a identidade visual do Mercado Novo, assinada pelo escritório Grego Design, e a luminária portátil jazz b, da Lumini.

O iF Design Award 2025 contou com quase 11 mil inscrições de 66 países, e apenas 75 projetos de todo o mundo são reconhecidos com o Gold. Os demais projetos selecionados são chancelados com o selo iF, concedido a projetos que atendem aos rigorosos critérios de design estabelecidos pelo júri, como inovação, funcionalidade, estética e impacto, demonstrando excelência em design no cenário global.
“O número recorde de projetos premiados reforça a qualidade e a inovação do design brasileiro, que a cada ano ganha mais notoriedade internacional. Empresas como Lumini, Docol, Itaú e muitas outras representam o Brasil este ano nesse palco de excelência. Mais uma vez, o país se destaca entre as maiores potências do design”, afirma Juliana Buso, coordenadora de projetos no Centro Brasil Design (CBD), instituição que representa o iF Design Award no Brasil.
Uwe Cremering, CEO do iF, afirma que um fator-chave para o sucesso dos designers brasileiros no iF Design Award é a criatividade marcante e a capacidade inovadora. “Os designers do Brasil sabem como combinar elementos tradicionais com técnicas modernas, resultando em criações únicas e, muitas vezes, revolucionárias”, diz o CEO.
“De maneira geral, a participação de designers e empresas brasileiras no iF Design Award tem aumentado continuamente nos últimos anos, refletindo não apenas o crescente interesse, mas também a qualidade e inovação dos projetos”, completa Cremering.
A cerimônia de premiação, o iF Design Award Night, acontecerá na noite de 28 de abril de 2025, em Berlim. Confira todos os projetos reconhecidos pelo iF Design Award 2025 no site oficial do iF.
Projetos brasileiros premiados com o iF Gold Award em 2025

O escritório Greco Design, comandado pelo designer Gustavo Greco, conquistou seu quinto iF Gold neste ano com a identidade visual do Mercado Novo. Localizado em Belo Horizonte, o espaço é um ícone modernista dos anos 1960, concebido como uma extensão do centro comercial da cidade. Desde 2018, tornou-se um polo cultural dinâmico, mesclando tradição e contemporaneidade. Inspirado nos cobogós – elementos arquitetônicos que compõem a fachada –, a identidade visual explora as sombras geométricas e utiliza um sistema de cores que reflete a passagem do tempo. O resultado é uma identidade visual flexível e vibrante, que conecta pessoas, espaços e experiências.

Já a lumini, empresa brasileira de iluminação, garantiu o quarto iF Gold Award neste ano com a luminária portátil jazz b. Inspirado no ritmo e na improvisação do jazz, a peça convida à interação e experimentação. Trata-se de uma luminária intuitiva e compacta, que remete poeticamente à tipologia clássica de uma vela. A peça combina funcionalidade e versatilidade, adaptando-se a diferentes ambientes. A fusão entre a madeira maciça e o alumínio cria um contraste harmonioso entre tradição e inovação.
Conheça todos os projetos brasileiros premiados:
ARQUITETURA
Casa LGM, por Luciano Dalla Marta
BOTTEH, por Felipe Hass Arquitetos e Alexandre Hanazaki
Residência RDJ, por Jacobsen Arquitetura
Residência AEA, por Jacobsen Arquitetura
Edifício Cap. 1 Três Figueiras, por OSPA Arquitetura & Urbanismo
Casa Toca, por ARKITITO Architecture
Residência LS, por Padovani Arquitetos
Roca São Paulo Gallery, por Fernanda Marques Arquitetos Associados
ARQUITETURA DE INTERIORES
Apartamento Paulista, por Melina Romano
Apartamento Kinetic, por Estudio Elmor
Casa Guaimbê, por Schuchovski Arquitetura
Estande Docol para Revestir 2024, por Bloco Arquitetos
Apartamento REN, por Jacobsen Arquitetura
Skyline Residence, por Fernanda Marques Arquitetos
Estande Flora MDF, por Juliana Medeiros Arquitetura Emocional
Imageria das Redes: design e ativismos, por Prata Design
COMUNICAÇÃO
Mercado Novo (identidade visual), por Greco Design – iF GOLD AWARD
Fundação Armando Alvares Penteado (identidade visual), por BR/BAUEN e Unbranded
Re-Set (campanha), por FutureBrand São Paulo
Amstel Draft Beer (identidade visual), por FutureBrand São Paulo
Rebranding da Patria Investments, por FutureBrand São Paulo
Rebranding da Stone Co, por Stone Co.
Rebranding Itaú – Vídeo de Lançamento, por Itaú Unibanco
Rebranding Itaú – Logotipo, por Itaú Unibanco
Branding da Happy Eggs, por Ana Couto Branding & Design
Rebranding da Stam, por Ana Couto Branding & Design
Rebranding Brastemp, por Ana Couto Branding & Design
Campanha de Lançamento da Happy Eggs, por Ana Couto Branding & Design
Tangerina Design System (site institucional e vídeo), por GOL Linhas Aéreas e Môre Design
Coke SoundZ (instrumento com tecnologia de IA), por AKQA Casa
JEJU KOREAN BBQ (identidade visual), por WHY WE DESIGN
Nova marca da SisEB, por D4G Comunicação e Design
EMBALAGEM
Alta Perfumaria da Natura, por Natura Cosméticos
Mate Guayrá, por FutureBrand São Paulo
São Geraldo – No São João, a gente veste o Nordeste, por Bando Propaganda
PRODUTO
jazz b, por lumini – iF GOLD AWARD
Banheira e cuba Ohtake, por Rodrigo Ohtake Arquitetura e Design e ROCA
Componíveis Memória, por Lia Siqueira
Cadeira Derby, por JaderAlmeida design & arquitetura
Tramontina Penta Glass Black Series 5GG B 90, por Tramontina
Poltrona Legno, por Luciano Santelli
Mesa de jantar ASA, por Roberta Banqueri Arquitetura
DocolTwist, por Docol Metais Sanitários
DocolFlow, por Docol Metais Sanitários
Linha Benefit, por Docol Metais Sanitários
Pressmatic Ômega, por Docol Metais Sanitários
Hogar – Luminárias acústicas de micélio, por Ola – Acoustic Lighting
Cadeira Benjamin, por Lucas Bond
Trevo, por Studio Linda Martins
Electrolux Ergorapido Easy Reach series, por Electrolux Group
Electrolux Easy wash, Power wash, Ultra wash, por Electrolux Group
Pincéis de maquiagem acessíveis Make B., por DSGN in house Grupo Boticário
Linha Vigas, por Estudio Daniel Coutinho
Poltrona Barista, por Studio Ronca
Luminária de teto Messier, por Newline Iluminação
Sistema de iluminação FIT15 Uplight, por Newline Iluminação
DESIGN DE SERVIÇO
Itaú Microcrédito, por Itaú Unibanco
Hilab: Bridging Care Across Borders, por Hi Technologies
Queixa de tortura, por Vitta | Visual Law
Recicla Sampa, por D4G Comunicação e Design
EXPERIÊNCIA DO USUÁRIO (UX)
Família de lavadoras de alta pressão, por Electrolux Group
Biblioteca de ilustrações acessíveis, por Itaú Unibanco