O PROBLEMA
A empresa, fundada por Maria Carolina de Lima, comercializa grãos que carregam uma história familiar das montanhas do Sul de Minas Gerais, em Jacutinga. Maria Carolina é a nona geração na tradição cafeeira e a primeira mulher na gestão das propriedades da família.
O produto é monovarietal, ou seja, composto por uma única variedade de grão. Tem torra média e apresenta aroma adocicado. Vendidos nas versões 250g, 500g e 1kg.
A empresária chegou ao Centro Brasil Design com a demanda de que as atuais embalagens não traduziam esta nova geração comandada por uma mulher, era uma embalagem tradicional na cor preta, sem apelo estético e sem um diferencial no mercado nacional e internacional.
O briefing do projeto foi o desejo de vestir o produto assim como uma peça de roupa veste uma mulher. ” Gostaria muito que as novas embalagens refletissem o empoderamento feminino, já que a Condessa representa todas as mulheres ativas, poderosas, independentes que gostam de sentir bonitas, perfumadas e amadas”, diz a empresária.
O PROJETO
A Casa Rex foi o escritório de design responsável por redesenhar as embalagens do Café da Condessa e o Centro Brasil Design o gestor que garantiu a qualidade e o sucesso do projeto.
As embalagens ganharam nova vestimenta contemporânea por meio de elegantes estampas. Foi desenvolvido um estudo de posicionamento para que as embalagens pudessem ser desconstruídas e encaixadas em uma nova proposta de identificação e valor. “Cada vez mais vemos marcas indo além dos códigos usuais de suas categorias para construir personalidades autênticas que dialogam com as pessoas de forma única”, diz o designer estratégico Cristiano Machado. O projeto contemplou também o redesenho da marca e a criação de novas embalagens do café e do licor.
O RESULTADO
O resultado é uma marca forte, coesa, elegante que se apresenta de forma alegre e moderna. As estampas desenvolvidas foram inspiradas nos frutos e folhas do café que aguçam o desejo sobre seu sabor e aroma.
O projeto também abriu novas oportunidades de negócios para a empresa que estuda entrar no mercado de homeware com base nas estampas desenvolvidas para as embalagens. O novo figurino do Café da Condessa já está no mercado e já conquistou países como Argentina e Canadá.
Foi o único projeto brasileiro a conquistar o Pentawards 2018 – uma das mais prestigiadas competições mundiais de design de embalagens – na categoria “Tea & Coffee”. Também foi vencedor Ouro na categoria embalagem do Brasil Design Award 2018.
Minha Condessa entrou como uma moça tímida, vestida com um pretinho básico discreto e saiu uma mulher colorida, ousada e poderosa. Pronta para dominar o planeta.
Maria Carolina.