O projeto Cubo, desenvolvido pelo time de Design do Itaú Unibanco sob o comando do superintendente Alexander Guazzelli, foi vencedor da disciplina Comunicação do iF DESIGN AWARD 2016.
O objetivo do Cubo é ser um espaço de coworking com a chancela do Itaú fomentando a inovação tecnológica e empreendedorismo no Brasil. A marca e o sistema de identidade visual foram criados baseados na interdependência de ideias, transparência de conexões e cooperação de usuários. A tipografia, o grafismo e a paleta cromática remetem à marca Itaú. A escolha do laranja, amarelo, verde e azul foi baseada nas percepções e significados que estas carregam e serviram de sinalização aos andares do espaço físico, criando um ambiente onde os empreendedores sintam-se à vontade.
O Cubo oferece um espaço de trabalho colaborativo para as startups, promovendo a troca de experiências entre elas e também conexão com grandes empresas, universidades e investidores. Foram desenvolvidos os pilares, o nome, a marca e o sistema com base em três fatores principais: interdependência, transparência e cooperação. A interdependência de ideias possibilita o crescimento coletivo; a transparência de conexões propaga o movimento de ideias; e a cooperação dos usuários permite o equilíbrio entre o público e o privado.
Foram 9 meses entre a concepção da ideia até a entrega do projeto. “Queríamos fazer parte do ecossistema empreendedor no Brasil, apoiando e fomentando a inovação tecnológica”, comenta Alexander Guazzelli.
O espaço possui mais de 5.000 m² de área, e tem infraestrutura completa que oferece: espaço de coworking com capacidade para receber até 250 residentes (aproximadamente 50 startups); auditório com capacidade para 135 pessoas; e espaço flexível com capacidade até 80 pessoas, que pode receber os mais diversos eventos como workshops, palestras, hackathons, etc. Foram realizadas parcerias estratégicas, entre elas com grandes empresas como Cisco, Accenture Digital e Ambev.