Clemens Chocolate

Foto: MELT (meltdesign.com.br)

Chocolates artesanais produzidos com cacau fino, orgânico e brasileiro: todas essas características tornam os produtos da Clemens especiais. E para tornar a experiência ainda mais completa, os chocolates e drágeas da empresa que nasceu em Brasília ganharam embalagens marcantes, tanto pelas ilustrações encantadoras quanto pelo significado por trás delas. Elas foram desenvolvidas pela MELT Design, estúdio de design brasileiro especialista em marcas.

As duas empresas foram conectadas por meio do Design Export, programa de inserção de competitividade internacional por meio do design idealizado pela ApexBrasil – Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos – em parceria com o Centro Brasil Design (CBD). A Clemens Chocolate tinha a intenção de preparar seus produtos para a exportação e a MELT criou o design das embalagens para atingir esse objetivo. “O nosso mercado-alvo são os Estados Unidos. Esperamos realizar alguns negócios com o país em breve”, afirma Mario Gisi, fundador da Clemens.

O Design Export apoia empresas brasileiras como a Clemens no desenvolvimento de soluções inovadoras e de bom design voltadas à exportação. “O trabalho desenvolvido ao longo do programa possibilitou a readequação e requalificação das embalagens com significativa melhora”, diz Gisi. A empresa integrou a 4ª edição do programa desenvolvido pela ApexBrasil e pelo CBD.

Foto: MELT

“Considero que a assistência do Centro Brasil Design foi essencial no desenvolvimento do projeto, desde a delimitação escopo até a seleção dos profissionais envolvidos”, aponta Gisi. Na última edição do Design Export, o CBD desenvolveu uma metodologia exclusiva para as empresas participantes em que a inovação é inserida nas organizações de forma didática e sistêmica, transformando o design em uma ferramenta estratégica no desenvolvimento de novos produtos e serviços com vistas à exportação.

Foto: MELT

“O design é uma ferramenta crucial para agregar valor aos produtos e tornar as empresas brasileiras mais competitivas no mercado internacional. No caso da Clemens, o desenvolvimento das novas embalagens não apenas realçou a identidade da marca, mas também atendeu às exigências de um mercado exigente como o norte-americano. Programas como o Design Export demonstram que a colaboração entre design e negócios é fundamental para o sucesso das exportações brasileiras”, afirma Ana Brum, diretora técnica do CBD.

Novas embalagens

O projeto gráfico desenvolvido pela MELT Design resgata e homenageia a origem do nome “Clemens”, que presta homenagem ao avô do fundador da empresa, que migrou da Sibéria e chegou ao Brasil em 1933, percorrendo diversos países ao longo de quase dez anos. “Sua vida foi tão repleta de aventuras que se transformou em um livro. Ao obtermos uma cópia, mergulhamos nessa história rica em personagens, cenários e elementos que moldaram a infância e juventude de Clemens, decidimos então que seria incrível torná-los vivos nas novas embalagens”, explica a equipe da MELT.

Antes e depois das embalagens.

“As inúmeras passagens do livro inspiraram a criação de ilustrações com pinceladas fortes e marcantes, como o ganso que representou o momento mais feliz de sua vida, a cobra que o amedrontou em sua jornada, o belo pinheiral onde acampou, a onça que cruzou seu caminho e o casaco russo que o aqueceu em dias terríveis de inverno”, completa a equipe responsável pelo projeto.

Foto: MELT

Os diferentes ingredientes usados nas diversas barras da Clemens também foram ilustrados e incorporados em cada composição. “O resultado é um portfólio de produtos que se destaca, conseguindo transmitir toda a personalidade singular da marca, carregando a mistura de elementos e culturas que só apareceriam juntos em uma história surpreendente como esta”, finaliza a equipe da MELT.

As embalagens se destacam nos pontos de venda, atraindo clientes para uma nova marca em um mercado de grandes e reconhecidos concorrentes. Buscando atender o mercado norte-americano do segmento premium, a Clemens tem a certificação USDA dos Estados Unidos, assim como, nacionalmente, é certificada pelo Instituto Biodinâmico de Desenvolvimento Rural – IBD do Brasil.

Mais de Centro Brasil Design
2º Concurso Internacional de Designers de Hainan (HIDC) está com inscrições abertas
O 2º Concurso Internacional de Designers de Hainan (Hainan International Designer Competition...
Leia mais
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *