Incentivando o redesign do design para impacto positivo, a Abedesign lança a publicação gratuita: Recomendações para projetos criativos de embalagens sustentáveis. Um projeto promovido pelo comitê ESG e realizado colaborativamente com renomados escritórios de design e a academia. O método utilizado envolveu uma etapa descritiva por meio da revisão de literatura. Com base neste estudo, foi organizado um workshop de criação, buscando a realização de recomendações para o desenvolvimento de embalagens sustentáveis com 20 questões norteadoras para projetos já pensando na redução de impacto.
A criatividade no design está se adaptando e adotando um novo modelo mental para atender às demandas de consumidores conscientes e preocupados com o meio ambiente. A construção desta cartilha envolveu um esforço coletivo e através de um workshop virtual realizado semanalmente durante alguns meses, direcionado a partir dos conhecimentos básicos sobre o universo da embalagem, procedeu-se a construção das recomendações extraídas da prática profissional dos designers. A conscientização do projetista da embalagem em oferecer uma solução viável e pouco impactante é tão importante quanto desenvolver competência e procedimentos para este fim. Esta cartilha não pretende esgotar o assunto, e sim trazer ao profissional de design um olhar sobre a sua atuação em relação a sustentabilidade.
À medida que buscamos reduzir o impacto ambiental, o design de embalagens está se transformando para incorporar novos materiais e novas práticas. É tarefa do projetista promover a sustentabilidade e incentivar seus clientes e fornecedores ao uso dos atributos ambientais e projetuais, tanto aos relacionados diretamente com a indústria, quanto aos projetos e/ou aqueles que contemplem as funções primárias da embalagem de proteção, contenção e transporte.
Ciclo de vida do produto
Esta cartilha foi concebida para instigar os designers sobre a importância em considerar a sustentabilidade em seus projetos. Muitas vezes o projetista não possui liberdade para interferir em questões estratégicas do seu cliente, mas ele pode ser um influenciador para mudanças estruturais e na transição para um modelo baseado na circularidade
Baixe gratuitamente através deste link:
https://www.marcavisual.com.br/_files/ugd/362643_98d5a53b1fb44ef39f85b0ee964f64bc.pdf
Ricardo Sastre – Sócio fundador da Mudrá design
www.mudradesign.com.br
Karen Cesar – Sócia fundadora da RedBandana
https://redbandana.com.br