DFBW Award 2024 premia 51 projetos que reforçam o design como agente de transformação

Foto: Roberto Souza
Centro Brasil Design revelou os vencedores da quarta edição da premiação em cerimônia realizada nesta quinta (28), no Museu Oscar Niemeyer, em Curitiba (PR)

O Centro Brasil Design anunciou, nesta quinta-feira (28), os vencedores do Design for a Better World Award 2024 (DFBW Award 2024), premiação patrocinada pela Electrolux e ApexBrasil. Com um recorde de 295 inscrições, a cerimônia ocorreu no Museu Oscar Niemeyer, em Curitiba, e premiou 51 projetos que representam o melhor do design sustentável e inclusivo, reforçando a importância do setor para a construção de um futuro melhor. O evento, que contou com cerca de 350 convidados, reconheceu iniciativas que integram inovação, impacto positivo e soluções sustentáveis em categorias como Design de Produtos, Arquitetura e Cidades, e Comunicação.

Confira aqui todos os projetos premiados.

Os premiados receberam o Troféu Curupira, a estatueta exclusiva do DFBW Award. Criado em 2021 pelo premiado Furf Design Studio, o troféu ganha uma nova identidade criativa a cada edição. Este ano, foi customizado pela agência de design e branding CBA B+G em parceria com o Cazoolo, um laboratório de design de embalagens focado na economia circular. Inspirada nos diagramas de Voronoi, a estatueta de 2024 simboliza a interconexão entre natureza e tecnologia.

Confira aqui o vídeo da cerimônia de premiação.

Letícia Castro, diretora superintendente do Centro Brasil Design. Foto: Heron Godoy

Em sua quarta edição, o DFBW Award recebeu projetos de 64 cidades brasileiras, distribuídas em 16 estados, além de iniciativas internacionais vindas do Reino Unido, Espanha, Argentina e Índia. Com 1295 projetos inscritos em suas quatro edições, o DFBW Award já reconheceu 200 iniciativas que representam a diversidade, o talento e o potencial de transformação do design no Brasil e no mundo. 

O júri multidisciplinar composto por 26 especialistas do Brasil e do exterior avaliou projetos de quatro categorias: Design de Produtos, Serviços e Embalagens; Design Gráfico, Digital, UX, UI e Comunicação; Arquitetura e Cidades; e Conceito. Foram analisadas questões como uso de processos mais limpos e de menor impacto, eficiência na produção e logística, redução no uso de matéria-prima, redução de resíduos, reuso da água, reciclabilidade e reutilização, eficiência energética, economia circular, rastreabilidade, inclusão, democratização e acessibilidade. 

Além dos números recordes, os 51 projetos vencedores demonstram como o design pode abordar desafios globais como eficiência energética, inclusão e economia circular.

“Os projetos destacam soluções que valorizam a sustentabilidade, a inclusão, a economia circular e o design como ferramentas essenciais para enfrentar os desafios globais”, afirmou Letícia Castro, diretora superintendente do Centro Brasil Design.

Electrolux: parceira do design que transforma

Alexandre Neves, gerente de design da Electrolux do Brasil. Foto: Heron Godoy

Como uma das patrocinadoras do DFBW Award 2024, a Electrolux reafirma seu compromisso com iniciativas que impulsionam a sustentabilidade e promovam a criatividade como aliadas para a transformação social.

“Iniciativas como o Design for a Better World Award reforçam como o design é uma ferramenta poderosa para criar um impacto positivo no mundo. Estamos orgulhosos de apoiar uma premiação que celebra inovação e sustentabilidade, valores que fazem parte do DNA da Electrolux”, destacou Alexandre Neves, Senior Design Manager para a Electrolux América Latina.

A Electrolux já foi premiada na edição passada do DFBW Award por sua linha de refrigeradores Electrolux Experience BF, que foi projetada para ampliar o consumo consciente e reduzir o desperdício de alimentos 

ApexBrasil: impulsionando o design brasileiro globalmente

coordenador de qualificação e gerente de competitividade da Apex Brasil, Gabriel Machado. Foto: Heron Godoy

O Design for a Better World Award 2024 também teve patrocínio oficial da Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil). A agência atua para promover os produtos e serviços brasileiros no exterior e atrair investimentos estrangeiros para setores estratégicos da economia brasileira. Junto ao CBD, a ApexBrasil reforça seu compromisso de valorização do design e da sustentabilidade como catalisadores de mudança.

“Estamos muito felizes com as parcerias da Electrolux e da ApexBrasil. Unindo forças, construímos um legado de mudança positiva, no qual cada contribuição reflete diretamente nos resultados que buscamos para o mundo”, afirma Letícia Castro, diretora superintendente do Centro Brasil Design.

Design for a Better World Award

O Design for a Better World Award nasceu em 2021 com o propósito de dar visibilidade para iniciativas que podem fazer a diferença por um mundo melhor. Desde sua primeira edição, o DFBW tem destacado iniciativas transformadoras, dando visibilidade a pessoas, negócios, startups e organizações comprometidas com a criação de iniciativas que gerem impacto positivo no planeta. Em sua quarta edição, o DFBW Award 2024 reafirma seu propósito: promover, reconhecer e multiplicar ideias inspiradoras que têm o poder de melhorar a qualidade de vida e o ambiente em que vivemos. Com uma visão que transcende noções preconcebidas sobre o design, impulsionamos soluções em áreas variadas, estimulando diálogos multidisciplinares. A próxima edição do Design for a Better World Award será lançada em maio de 2025. Confira mais informações no site do Centro Brasil Design e no site oficial do DFBW Award.

Sobre o CBD

O Centro Brasil Design – CBD é uma instituição que conecta pessoas, setores do governo, empresas e criativos com o objetivo de viabilizar projetos inovadores e negócios de sucesso. Atua há 25 anos promovendo a importância do design e da inovação, como utilizar o design de forma estratégica e sua importância para a competitividade junto às empresas brasileiras. Foi a primeira instituição brasileira de design a aderir ao Pacto Global, alinhando-se aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, em 2018. Nesse sentido, o CBD lançou em 2021 o Design for a Better World Award – DFBW Award, um prêmio que tem por objetivo identificar, reunir e premiar ideias transformadoras, levar ao mundo, dar voz e visibilidade aos envolvidos na criação de soluções de impacto positivo, alinhados com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável e as práticas ESG, promovendo e multiplicando as boas soluções para o desenvolvimento econômico, social e a responsabilidade

Sobre o Electrolux Group 

O Electrolux Group é um grupo global líder de eletrodomésticos que transforma a vida para o melhor há mais de 100 anos. Nós reinventamos as experiências de sabor, cuidado e bem-estar para milhões de pessoas, sempre se empenhando para estar à frente da sustentabilidade na sociedade por meio de nossas soluções e operações. Através de nossas marcas líderes, que incluem a Electrolux, AEG e Frigidaire, vendemos produtos para cozinhas domésticas e profissionais em mais de 120 mercados, todos os anos. Em 2023, o Electrolux Group teve um faturamento de 134 bilhões de SEK e empregou 45 mil pessoas pelo mundo. No Brasil, a marca Electrolux está presente em 67% dos lares, incluindo a Continental, adquirida em 2017 para alavancar as operações do Grupo no País e apoiar o crescimento sustentável da companhia. Por meio da Continental, já conhecida e respeitada por milhões de famílias brasileiras, a estratégia é proporcionar aos consumidores uma vida descomplicada para que possam se dedicar às atividades com quem realmente importa. Para mais informações, acesse: www.electroluxgroup.com.

Sobre a ApexBrasil

A Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil) atua para promover os produtos e serviços brasileiros no exterior e atrair investimentos estrangeiros para setores estratégicos da economia brasileira. Para alcançar os objetivos, a ApexBrasil realiza ações diversificadas de promoção comercial que visam promover as exportações e valorizar os produtos e serviços brasileiros no exterior, como missões prospectivas e comerciais, rodadas de negócios, apoio à participação de empresas brasileiras em grandes feiras internacionais, visitas de compradores estrangeiros e formadores de opinião para conhecer a estrutura produtiva brasileira entre outras plataformas de negócios que também têm por objetivo fortalecer a marca Brasil. A Agência também atua de forma coordenada com atores públicos e privados para atração de investimentos estrangeiros diretos (IED) para o Brasil com foco em setores estratégicos para o desenvolvimento da competitividade das empresas brasileiras e do País. Saiba mais em apexbrasil.com.br.

Mais de Centro Brasil Design
Design for a Better World Award 2023: inscrições prorrogadas até dia 21/9!
Ainda dá tempo de concorrer ao Design for a Better World Award...
Leia mais
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *