Conheça os 26 jurados do Design for a Better World Award 2024

Júri é composto por profissionais renomados e experientes nas mais diversas especialidades

A seleção dos projetos premiados pelo Design for a Better World Award 2024 é feita pelo júri composto por 26 especialistas nacionais e internacionais. O grupo de avaliadores têm experiência em diversas especialidades, incluindo as que contemplam as categorias da premiação: Arquitetura e Cidades; Design de Produtos, Serviços e Embalagens; Design Gráfico, Digital, UX, UI e Comunicação; e Conceito — área transversal que abrange conceitos profissionais e projetos de estudantes que apresentem soluções voltadas a um mundo melhor em todas as demais categorias.

“Os especialistas por trás da seleção têm credenciais e experiências que garantem a imparcialidade e a excelência na seleção dos projetos vencedores. Seguimos as diretrizes do World Design Organization, garantindo a idoneidade do prêmio”, afirma Letícia Castro, diretora superintendente do Centro Brasil Design.

Como é feita a avaliação

O júri do DFBW Award adota uma abordagem multidisciplinar para avaliar os projetos inscritos. Organizados em grupos, os jurados garantem uma análise holística e transparente, considerando três verticais: design, inovação e impacto. 

Este processo, realizado em três etapas online, desde a revisão individual até a deliberação coletiva, reflete o compromisso da premiação com a transformação positiva, a inovação e a inclusão em busca de um mundo melhor. 

Para cada uma das categorias existem critérios específicos, conforme estabelecido no regulamento. Os projetos serão pontuados individualmente, sendo o peso maior para o item impacto. Alinhado ao propósito da premiação, as verticais design e inovação têm peso 1, enquanto impacto tem peso 3.

Serão considerados premiados os que apresentarem as melhores notas por categoria. Os premiados terão direito a utilizar o selo DFBW Award 2024 em todo o seu material de comunicação, a partir da data do evento de premiação, por tempo indeterminado. Os projetos vencedores serão anunciados oficialmente na cerimônia de premiação que será realizada no dia 28 de novembro, às 19 horas, no Museu Oscar Niemeyer, em Curitiba. 

Conheça os jurados:

Adelle Araujo
UX Designer com 15 anos de experiência, especialista em pesquisa, estratégia e concepção de produtos. Sócia da TUDUX, atuou em projetos para UOL, Claro, C&A, entre outras empresas. Professora de UX e apoiadora de iniciativas para empoderamento feminino na tecnologia. 

Ana Clara Balieiro
Arquiteta e Urbanista, Especialista em Psicoarquitetura e Cidades Inteligentes. Membro da equipe do iCities, onde atua para que as cidades tenham mais qualidade de vida, sejam mais humanas, sensoriais, colaborativas e inovadoras.

Camila Rodrigues
Design Manager e planejadora financeira independente. Graduada em Design e em Comunicação Social pela ESPM-Rio e Mestre em Design pela ESDI/UERJ. Passou por experiências empreendedoras e por grandes empresas com foco em produtos digitais como Grupo Soma, MAG, Accenture, iFood e Nubank.

Clayton Caetano
Designer com mais de 20 anos de experiência em projetos para grandes marcas, como Whirlpool, Fiat e Natura, além de dedicar alguns anos como professor do IED Instituto Europeo di Design em São Paulo, Faculdades Oswaldo Cruz e Faculdade Paulista de Artes. É Head de Brand Design do Itaú, onde tem o desafio de liderar a equipe multidisciplinar de design do maior banco privado do Brasil. Membro do júri do iF Design Award e mentor no programa Empower Black Women to Senior Leadership.

Danilo Saito
Diretor de design na Manyone em NY, onde atua na intersecção de estratégia, design e tecnologias emergentes. Com mais de 12 anos de experiência, trabalhou em diversos projetos globais criando produtos físicos e digitais, serviços e experiências imersivas. É formado em design pela FAU-USP.

Gabriel Lopes
Designer, professor e cientista aficionado por tecnologia. Agente da inovação, uma mente inquieta e apaixonada por desafios. Formado em Design com especialização em embalagens e artificial intelligence e data science pela Universidade de Chicago. Gestor de inovação certificado pelo festival de inovação de Boston.

Guto Índio da Costa
Designer, coordena os núcleos de design e transporte da Indio da Costa A.U.D.T (Arquitetura, Urbanismo, Design e Transporte). Membro do Conselho Consultivo de Design do Estado do Rio de Janeiro desde 2006, foi diretor e ex-vice presidente da Abedesign, co-fundador do Centro Brasileiro de Design Industrial (CBDI), promotor de diversas exposições e eventos de design.

Hivio Fabiano
Hivio Fabiano é especialista em Design Estratégico e Inovação, com atuação em Design de Experiência de Produto. Seus principais projetos conectam tecnologias emergentes ao dia a dia do usuário, projetando novas formas como as pessoas se relacionam com produtos, serviços e experiências.

Hulk Giannelli
Designer industrial, mestre em Arquitetura e Urbanismo, professor, e sócio criativo da Atom Studios. Com experiência desde 1999, atuou em segmentos diversos, premiado internacionalmente. Vice-presidente da ADP, leciona em instituições renomadas e é youtuber e podcaster.  

Iuçana Mouco
Possui graduação em Desenho Industrial, mestrado em Ciências do Ambiente e Sustentabilidade na Amazônia e especialização em Design de Móveis pelo Centro Tecnológico Italiano.Tem experiência em criação e desenvolvimento de produtos, projetos, consultorias e docência na área de design com foco em sustentabilidade e Amazônia.

Isabella Salibe
Formada em Comunicação Social, com pós-graduação em Gestão Estratégica da Embalagem e MBA em Gestão de Negócios, Inovação e Empreendedorismo. Mais de 30 anos de experiência profissional nas áreas de comunicação, marketing e eventos, atualmente liderando a área de Projetos Especiais, com foco em sustentabilidade, da ABRE – Associação Brasileira de Embalagem.

Janaína Bernardino
Especialista em Design Inclusivo no Grupo Boticário, professora de acessibilidade na FIAP e jurada no DFBW e BDA. Profissional do ano de acessibilidade no Link 2023.

Javier Vergara Petrescu
Cofundador e CEO da Ciudad Emergente. Ele se especializou em questões de inovação social, participação cidadã e tecnologias aplicadas à cidade, trabalhando na América Latina, Europa e Estados Unidos. Javier é arquiteto pela Pontificia Universidad Católica de Chile e tem mestrado em Design de Cidades pela London School of Economics.

Juliana Medeiros
Arquiteta e diretora criativa, atua com desenvolvimento de narrativas para experiências para marcas do setor do morar como Tramontina, Portinari, Bontempo, Schattdecor entre outras. Acredita no poder dos espaços de emocionar, estimular comportamentos e reflexões transformadoras.

Karen Cesar
CHO e CEO da RedBandana Branding e Transformação de Negócios. Destaque do Ano no prêmio BDA 2023. Foi Jurada no Cannes Lions. Diretora de ESG na Abedesign. Membro do Conselho de Notáveis do Design ESPM. Scholar no Center for Positive Organizations Michigan Ross, Professora de ESG em 5 MBAs, Consultora nos ecossistemas de inovação InovaBra e Gênesis PUC-Rio.

Laila Rotter
Gerente de design na Tátil, onde lidera projetos para marcas como Coca-Cola. Na Interbrand, coordenou iniciativas para marcas como Latam Airlines. Atualmente, integra a diretoria da ADG Brasil e coordena a 14ª Bienal Brasileira de Design. Dirigiu seu próprio estúdio por uma década, onde conquistou mais de 30 prêmios de design, além de acumular experiência também no âmbito acadêmico.

Linda Martins
Designer de produto, pós-graduada em Meio Ambiente e Sustentabilidade, e, em 2024, finalizou seu Master em Produto e Mobiliário no Instituto Marangoni, em Milão. Atualmente assina coleções para marcas importantes do cenário nacional e lidera sua marca própria: Linda Martins Design, que possui fábrica e showroom próprios.  

Lucas Girard
Urbanista, pesquisador e consultor em inovação urbana. Mestre pela FAUUSP, pesquisou os impactos ambientais das tecnologias digitais. Foi bolsista do Centro de Estudos Sociedade e Tecnologia – CEST-POLI/USP e membro da equipe executiva da Carta Brasileira para Cidades Inteligentes, desenvolvida pelo Ministério do Desenvolvimento Regional.

Mel Campos
Designer gráfica, Designer estratégica e de serviço, MBA em inovação e novas tecnologias, MBA em diversidade e inclusão, Diretora de Arte Audiovisual. Desenvolve ferramentas e metodologias para potencializar times criativos e inovadores. Conselheira de Cultura em Design, no MINC, Presidenta do Prêmio Brasil Design Awards, Diretora da ADG – Associação de Designer Gráficos do Brasil, Co-Criadora do Bahia Faz Design. CEO do DUMA – Estúdio de Inovação Criativa, sócia da GUGURU – Inovação Corporativa  

Neymar Leonardo
Designer sênior no IISS – Instituto de Inovação Social e Sustentável, com foco em inovação social, professor do curso de design na Universidade do Estado da Bahia – UNEB. Atuou como design do SENAI CIMATEC, orientando empresas na inovação, além de atuação nos setores joalheiro e moveleiro.

Raquel Sztejnberg
Head de Branding da Design Bridge and Partners e parte do Comitê Global de Sustentabilidade, tem mais de 20 anos de experiência no Brasil e no exterior liderando projetos de construção estratégica de marcas. Mestre em Antropologia pela Nijmegen University, na Holanda, atuou como pesquisadora de tendências de comportamento e consumo do Copenhagen Institute for Futures Studies e do Future Concept Lab.

Renato Paixão
Certified Business Innovator pela IDEO e pós-graduando em Digital Business pela USP, Renato Paixão é especialista em Design Estratégico com 10 anos de experiência na construção serviços e produtos para startups, consultorias e empresas da Fortune 500. Atualmente é COO na PretUX e Senior Product Designer na Ryft Ventures.

Ricardo Sastre
Publicitário, especialista em expressão gráfica e gestão empresarial; mestre em design; doutor em Engenharia de produção e pós-doutor em Design sustentável, pesquisador, consultor, músico e professor. Consultor Ad Hoc do RS, Presidente da APdesign. Diretor da Mudrá Design.

Rodrigo Brenner
É cofundador da premiada Furf, com sedes em Curitiba e Milão. A empresa tem presença internacional em diversos setores e em colaborações como Disney, Natuzzi e O Boticário. Brenner recebeu o título de comendador e é professor, palestrante TEDx, Forbes Under 30 e instrutor da ONU.

Stephanie Ribeiro
Arquiteta, apresentadora do GNT e feminista negra, acredita no papel da arte e design no ativismo interseccional. Teve textos em Archdaily, Vitruvius e Casa Vogue. Recebeu a Medalha Theodosina Ribeiro e foi reconhecida pela Forbes Under 30 e no prêmio MIPAD como uma das afrodescendentes mais influentes.

Valkiria Pedri Fialkowski
Doutora em Design (Sustentabilidade, Inovação, Gestão de Design e Data-driven Design). Graduada em Design de Produto pela UFPR e MBA em Marketing pela FGV. Cofundadora da ARBO design, atua há mais de 20 anos como consultora e gestora de design. Também palestrante, professora, jurada e pesquisadora.

Mais de Centro Brasil Design
Exposição apresenta legado de imigrantes europeus no Sul do Brasil por meio de objetos e imagens
“Artefatos do Sul: legados da Imigração Alemã e Italiana” fica em cartaz...
Leia mais
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *