Chocolates artesanais produzidos com cacau fino, orgânico e brasileiro: todas essas características tornam os produtos da Clemens especiais. E para tornar a experiência ainda mais completa, os chocolates e drágeas da empresa que nasceu em Brasília ganharam embalagens marcantes, tanto pelas ilustrações encantadoras quanto pelo significado por trás delas. Elas foram desenvolvidas pela MELT Design, estúdio de design brasileiro especialista em marcas.
As duas empresas foram conectadas por meio do Design Export, programa de inserção de competitividade internacional por meio do design idealizado pela ApexBrasil – Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos – em parceria com o Centro Brasil Design (CBD). A Clemens Chocolate tinha a intenção de preparar seus produtos para a exportação e a MELT criou o design das embalagens para atingir esse objetivo. “O nosso mercado-alvo são os Estados Unidos. Esperamos realizar alguns negócios com o país em breve”, afirma Mario Gisi, fundador da Clemens.
O Design Export apoia empresas brasileiras como a Clemens no desenvolvimento de soluções inovadoras e de bom design voltadas à exportação. “O trabalho desenvolvido ao longo do programa possibilitou a readequação e requalificação das embalagens com significativa melhora”, diz Gisi. A empresa integrou a 4ª edição do programa desenvolvido pela ApexBrasil e pelo CBD.
“Considero que a assistência do Centro Brasil Design foi essencial no desenvolvimento do projeto, desde a delimitação escopo até a seleção dos profissionais envolvidos”, aponta Gisi. Na última edição do Design Export, o CBD desenvolveu uma metodologia exclusiva para as empresas participantes em que a inovação é inserida nas organizações de forma didática e sistêmica, transformando o design em uma ferramenta estratégica no desenvolvimento de novos produtos e serviços com vistas à exportação.
“O design é uma ferramenta crucial para agregar valor aos produtos e tornar as empresas brasileiras mais competitivas no mercado internacional. No caso da Clemens, o desenvolvimento das novas embalagens não apenas realçou a identidade da marca, mas também atendeu às exigências de um mercado exigente como o norte-americano. Programas como o Design Export demonstram que a colaboração entre design e negócios é fundamental para o sucesso das exportações brasileiras”, afirma Ana Brum, diretora técnica do CBD.
Novas embalagens
O projeto gráfico desenvolvido pela MELT Design resgata e homenageia a origem do nome “Clemens”, que presta homenagem ao avô do fundador da empresa, que migrou da Sibéria e chegou ao Brasil em 1933, percorrendo diversos países ao longo de quase dez anos. “Sua vida foi tão repleta de aventuras que se transformou em um livro. Ao obtermos uma cópia, mergulhamos nessa história rica em personagens, cenários e elementos que moldaram a infância e juventude de Clemens, decidimos então que seria incrível torná-los vivos nas novas embalagens”, explica a equipe da MELT.
“As inúmeras passagens do livro inspiraram a criação de ilustrações com pinceladas fortes e marcantes, como o ganso que representou o momento mais feliz de sua vida, a cobra que o amedrontou em sua jornada, o belo pinheiral onde acampou, a onça que cruzou seu caminho e o casaco russo que o aqueceu em dias terríveis de inverno”, completa a equipe responsável pelo projeto.
Os diferentes ingredientes usados nas diversas barras da Clemens também foram ilustrados e incorporados em cada composição. “O resultado é um portfólio de produtos que se destaca, conseguindo transmitir toda a personalidade singular da marca, carregando a mistura de elementos e culturas que só apareceriam juntos em uma história surpreendente como esta”, finaliza a equipe da MELT.
As embalagens se destacam nos pontos de venda, atraindo clientes para uma nova marca em um mercado de grandes e reconhecidos concorrentes. Buscando atender o mercado norte-americano do segmento premium, a Clemens tem a certificação USDA dos Estados Unidos, assim como, nacionalmente, é certificada pelo Instituto Biodinâmico de Desenvolvimento Rural – IBD do Brasil.
Sobre o Design Export
O Design Export (DEX) é um dos principais programas brasileiros de apoio ao desenvolvimento de design e soluções inovadoras voltadas à exportação. O programa consiste em selecionar empresas para receberem consultorias, capacitações e apoio técnico e financeiro para identificar a melhor oportunidade de inovação por meio do design.
O programa tem em seu cadastro mais de 130 escritórios nacionais de design que foram selecionados para prestar esses serviços em todas as etapas de desenvolvimento para desenho ou redesenho de produtos, embalagens ou processos. O objetivo é a criação de uma cultura organizacional de inovação, design e exportação.
Sobre a ApexBrasil
A Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil) atua para promover os produtos e serviços brasileiros no exterior e atrair investimentos estrangeiros para setores estratégicos da economia brasileira.
Para alcançar os objetivos, a ApexBrasil realiza ações diversificadas de promoção comercial que visam promover as exportações e valorizar os produtos e serviços brasileiros no exterior, como missões prospectivas e comerciais, rodadas de negócios, apoio à participação de empresas brasileiras em grandes feiras internacionais, visitas de compradores estrangeiros e formadores de opinião para conhecer a estrutura produtiva brasileira entre outras plataformas de negócios que também têm por objetivo fortalecer a marca Brasil.
A Agência também atua de forma coordenada com atores públicos e privados para atração de investimentos estrangeiros diretos (IED) para o Brasil com foco em setores estratégicos para o desenvolvimento da competitividade das empresas brasileiras e do país.
Sobre o CBD
O Centro Brasil Design – CBD é uma instituição que conecta pessoas, setores do governo, empresas e criativos com o objetivo de viabilizar projetos inovadores e negócios de sucesso. Atua há 25 anos promovendo a importância do design e da inovação, como utilizar o design de forma estratégica e sua importância para a competitividade junto às empresas brasileiras. Foi a primeira instituição brasileira de design a aderir ao Pacto Global, alinhando-se aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, em 2018. Nesse sentido, o CBD lançou em 2021 o Design for a Better World Award – DFBW Award, um prêmio que tem por objetivo identificar, reunir e premiar ideias transformadoras, levar ao mundo, dar voz e visibilidade aos envolvidos na criação de soluções de impacto positivo, alinhados com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável e as práticas ESG, promovendo e multiplicando as boas soluções para o desenvolvimento econômico, social e a responsabilidade socioambiental.