O Desafio
A Bioart Biocosmetics é uma empresa brasileira de beleza natural, orgânica e vegana precursora na produção de eco make-ups e biocosméticos que tratam e embelezam a pele de forma saudável e sustentável.
Pioneira no Brasil, desde 2010 desenvolve eco make-ups a base de argilas e bioativos cuidadosamente selecionados, oferecendo produtos desenvolvidos por meio de tecnologia verde, ingredientes naturais e orgânicos bionutritivos e fórmulas livres de toxinas.
Os cosméticos da Bioart são multifuncionais uma vez que tratam e nutrem a pele proporcionando resultados diferenciados de maquiagens e cosméticos tradicionais no mercado. A empresa preza pelo uso sustentável de argilas sparclay® puras e ativos retirados da rica biodiversidade brasileira e mundial. O compromisso da Bioart com a verdade e a qualidade na fabricação de seus produtos – desde a criação, passando pela rastreabilidade dos ingredientes e na forma de comercialização com foco no consumo consciente e reuso de embalagens por meio de refis, denotam a preocupação com a economia circular e a sustentabilidade, o que já rendeu inúmeras premiações, entre eles, o Prêmio da Atualidade Cosmética, considerado o Oscar da cosmetologia mundial. A certificação pela Ecocert França comprova a adoção de práticas sustentáveis pela empresa em toda a sua cadeia produtiva.
Desde o lançamento da linha Bioart Eco Make-up no mercado, a Bioart sempre investiu em PD&I, tecnologia verde (inovadora para o mercado mundial), ativos naturais e orgânicos e testes clínicos para os produtos. Entretanto, não alterou suas embalagens de Eco Make-ups, que atualmente não refletem os diferenciais da marca para o mercado nacional e internacional e os investimentos realizados para o desenvolvimento das maquiagens. Sendo assim, o desafio da empresa era reposicionar toda sua linha de embalagens da Bioart Eco Make-ups para apresentar o novo momento da marca e todo o seu diferencial.
O Projeto
A linha de produtos da Bioart apresenta inúmeros ativos que precisavam se destacar na embalagem, principal meio de comunicação com o consumidor no ponto de venda. O desafio era desenvolver uma identidade que destacasse estas características da marca, explorando o aspecto natural dos produtos e ao mesmo tempo mostrando que é possível ter resultados benéficos. Além disso, era preciso desenvolver junto aos fornecedores soluções sustentáveis para as embalagens e refis.
Entre os requisitos de projeto estavam a inclusão dos inúmeros selos que diferenciam o produto, o uso de embalagens recicláveis, o uso de refil para reposição dos produtos e uma nova identidade para a marca.
Todo o projeto de design foi desenvolvido pela Yepá Estúdio em conjunto com a empresária e a equipe Bioart e contou com apoio do Centro Brasil Design. O escritório de design também precisou desenvolver as soluções em conjunto com os fornecedores de embalagens nacionais e internacionais que forneceram amostras para testes.
O Resultado
Foram desenvolvidos rótulos e embalagens para toda a linha de eco-make ups: Primer Bionutritivo, Base Líquida Bionutritiva, Corretivo Bionutritivo, Pó Facial Bionutritivo, Blush Bionutritivo, Sombra Bionutritiva, Máscara de Cílios Bionutritiva e Gloss Bionutritivo. A nova linha de embalagens representa uma marca moderna que traduz a beleza natural, orgânica e vegana, saudável e sustentável. O objetivo do projeto é posicionar a linha para além de maquiagens tradicionais, colocando-a em um novo patamar de produto skin care de alto resultado de tratamento da pele de forma natural e orgânica. E ainda comunicar os diferenciais da marca (natural, orgânica, vegana, sem toxinas, ingredientes especiais, tratamentos da pele, certificações e fator de proteção UVA/UVB).
O desenvolvimento do projeto teve foco na escolha da matéria-prima da embalagem para estar em sintonia com o posicionamento da marca e seu produto. As embalagens são minimamente sustentáveis, sem uso de plástico e matérias-primas tóxicas poluentes. O projeto prioriza o uso de vidro e materiais alternativos e de fonte renovável. Com foco na economia circular os produtos também são vendidos em refis, com valor bastante reduzido, o que permite aos consumidores reutilizarem suas embalagens originais e diminuir o impacto ao meio ambiente.
O resultado representa o reposicionamento da marca que não mudava sua identidade desde sua criação e a busca por soluções menos impactantes ao meio ambiente.
“Sempre acreditamos na importância do design e esta nova linha de eco make-ups vai consolidar o posicionamento da nossa marca com todo o diferencial que ela apresenta, desenvolvida especialmente para cuidar da beleza natural de nossas clientes.” Soraia Zonta, Bioart