Yvy

O Desafio

Depois de mais de 10 anos de experiência trabalhando com produtos à base de componentes naturais como o terpeno cítrico para uso profissional, a TerpenOil decidiu avaliar o mercado de home care – produtos de limpeza domésticos. Três grandes problemas foram mapeados depois de uma análise profunda da categoria: os ingredientes de origem sintética e petroquímica utilizados pelas marcas de produtos de limpeza; as embalagens com muito plástico, pouca inovação e que praticamente serviam para transportar água; e a experiência de compra, bastante focada em varejistas onerando o dia a dia dos consumidores que precisam lidar com embalagens pesadas durante a longa cadeia compreendida entre a gôndola dos mercados e as prateleiras de seus lares. Para resolver esses problemas e atender o varejo, surgiu uma nova marca: a YVY, composta por uma linha de produtos naturais que aposta na venda direta ao consumidor final e em uma embalagem bastante inovadora como forma de se diferenciar no mercado e de promover a sustentabilidade do setor.

O Brasil é o quarto maior mercado desse segmento no mundo e, mesmo em meio à crise, cresceu 17% nos últimos cinco anos. O projeto da YVY nasceu da constatação de que 90% dos produtos de limpeza são compostos de água, insumo já disponível nas residências e que, portanto, não precisa ser transportado pela indústria (e nem pelo consumidor) de um lado para outro.

O Projeto

Desenvolvido pelo escritório DDID para a TerpenOil, o desenho das embalagens otimiza o uso da água pela indústria, resultando em economia e facilidades logísticas. Trata-se de um kit de limpeza composto por um borrifador retornável de 500 ml e cápsulas concentradas para diluir na água. O funcionamento acontece por meio do encaixe das cápsulas nos borrifadores. A mistura entre água e química é feita pelo consumidor, já em casa, resultando em desengordurantes, bactericidas, lava-roupas e outros materiais de limpeza multiuso, com aromas, cores e funções similares aos que são comprados no mercado. Ou seja, o consumidor recebe os borrifadores somente uma vez e depois passa a adquirir o refil da química conforme a sua necessidade. A empresa disponibiliza a possibilidade dos clientes realizarem uma assinatura e assim receberem todos os meses a quantidade de produtos necessária para a limpeza de seus lares.

O Resultado

A linha contempla produtos inovadores sem petroquímicos, ácidos, soda, substâncias alcalinas, conservantes ou compostos corrosivos, além de contar com embalagens recicláveis, reconhecidas pelo Rótulo Ecológico da ABNT, única certificação nacional para produtos sustentáveis e reconhecida internacionalmente. O consumidor ganha no custo e na praticidade, pois o borrifador é reutilizável. O fabricante também sai ganhando, pois reduz custos de produção e de logística, já que o produto principal se torna muito menor e mais fácil e leve de transportar. E os consumidores conseguem ter acesso a um produto inovador com ingredientes naturais tendo preços comparáveis ao que existe no mercado. O resultado é um produto útil, econômico, sustentável e bonito. A inovação foi premiada com o ouro no Prêmio da Associação Brasileira de Embalagens – categoria Sustentabilidade; pela Revista Embalagem Marca – no Grandes Cases de Embalagem de 2019 e com o ouro no Brasil Design Award 2018, na categoria de embalagem de produtos cosméticos, higiene pessoal e limpeza. O produto é comercializado por meio do site www.yvybrasil.com

“Queremos revolucionar esse mercado e oferecer um produto sustentável, que otimiza tempo e espaço, além de contar com uma embalagem com um design moderno e reciclável”, afirma o CEO da YVY, Marcelo Ebert.

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