A Biowash, empresa fabricante de produtos de limpeza de alta performance desenvolvidos com matéria prima vegetal e mineral, tinha a necessidade de fortalecer o seu propósito por meio de suas embalagens com um apelo estético mais marcante. Por usar produtos de limpeza naturais, 100% biodegradáveis e que não utilizam fosfatos e derivados do petróleo, a empresa queria mostrar a sua preocupação ambiental para reforçar seu conceito sustentável que carrega há quase 30 anos de atuação.
Foi então que, ao participar do programa Design Export, a empresa desenvolveu um projeto de uma nova linha de embalagens com o escritório chablau! laboratório de ideias com o foco no mercado da América Latina, Estados Unidos e Europa.
Pesquisas realizadas com consumidores da marca e de avaliação do potencial de exportação apontaram uma necessidade de reforçar os valores dos produtos e aliar o conceito sustentável às suas embalagens. “Fizemos o redesign completo da linha de embalagens, partindo da renovação da marca da empresa até a reestruturação completa dos rótulos. A partir de pesquisas e análises tanto de concorrentes nacionais e internacionais, público e usuários, elaboramos um novo conceito para os produtos BioWash chamado de Eco Smart que, além de ser a essência visual das novas embalagens, foi adotado por toda a comunicação da empresa”, comenta Hugo Souza, da chablau! laboratório de ideias.
Foram quatro meses de projeto que resultaram em uma linha renovada, visualmente mais forte e totalmente adaptada para exportação. Os produtos repaginados já foram apresentados ao mercado nacional e um planejamento de exportação deve ter início ainda em 2017. “O projeto de renovação de toda a linha de embalagens melhorou a apresentação e exposição dos diferenciais dos produtos, e fez com que eles se destacassem da concorrência. Já estamos colhendo os frutos”, comenta Becky Weltzien, da Biowash. No mercado interno, desde o seu lançamento em maio de 2017, as vendas aumentaram mais de 200% na loja online da Biowash, resultado significativo relacionado às novas embalagens e à nova plataforma do site que ganhou um novo layout.