A Finamac é uma empresa brasileira referência no mercado de máquinas e equipamentos para fabricação de sorvetes e chocolates, com mais de 40 patentes no setor. Seus equipamentos seguem as mais criteriosas normas sanitárias e de segurança internacionais e são exportados para 90 países.
O desejo de atuar de forma mais intensa no competitivo mercado dos Estados Unidos levou a empresa a projetar uma inovadora máquina produtora de picolés. “O mercado americano exige que produtoras de alimentos sejam certificadas sob as normas UL (segurança elétrica) e NSF (sanitariedade). Em função de todas as modificações que seriam necessárias para atender a essas normas, aproveitamos para redesenhar nosso equipamento como um todo, agregando formato e funcionalidades inovadoras”, explica Marino Arpino, da Finamac.
O desenho da primeira versão do produto coube à Domus Design. Foi com a equipe interna da empresa que o projeto foi redesenhado alinhado com as especificações dos fornecedores de fibra de vidro e de modo a combinar materiais compostos com metais nobres que conferiram ao equipamento um visual colorido e formas diferenciadas.
Por sua nova e atrativa concepção, a Robopop 2 pode ser exposta na área de atendimento aos clientes das sorveterias, gerando mais um forte apelo para a venda de picolés. O processo de produção de picolés foi otimizado e compactado nesse equipamento. O congelamento e o desmolde passaram a ser realizados em um único gabinete, com sistema térmico que não deixa à vista qualquer motor ou outro dispositivo, o que torna o produto muito mais funcional e amigável.
A picoleteira possui design arrojado e permite produzir os picolés à vista dos consumidores, tornando todo o processo uma nova experiência. Pode ser fabricada em cores diversas para atender as identidades visuais das lojas dos clientes. A tampa superior, em vidro, permite visualizar todo o processo em seu interior. O painel frontal é feito em vidro temperado, com display gráfico e botões touch que operam um moderno sistema eletrônico de controle para fácil configuração e visualização.
A produtora de picolés Robopop 2 perdeu a aparência metálica e quadrada, muito comum nesse tipo de equipamento, dando vez a uma proposta mais humanizada capaz de conquistar tanto o seu comprador quanto os clientes que saboreiam o produto feito por ela.
Graças ao novo produto a empresa se internacionalizou e hoje conta com uma planta nos Estados Unidos, com oito funcionários, 5 locais e três que se revezam entre Brasil e EUA. As vendas da picoleteira cresceram e hoje representam 25% do total exportado. Há negociações com distribuidores de equipamentos nos EUA para atender todos os estados americanos, o que impactará no volume de produção.