Design for a Better World debate o design como ferramenta transformadora

No último dia 8, o Centro Brasil Design promoveu a primeira edição do evento “Design for a Better World” e reuniu empresários, instituições e pessoas interessadas em debater o papel do design alinhado aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, da ONU.

No auditório do Sebrae/PR, a plateia foi questionada sobre o que fazemos enquanto designers, empresas, cidade e país para buscar soluções para os tantos desafios presentes na sociedade atual. Srini Srinivasan, presidente eleito da World Design Organization (WDO), foi o nome internacional do evento que trouxe ao debate alguns dos 17 ODS afetados pelo design e que devem ser explorados pela comunidade da área. “Precisamos de ações coletivas entre cidadãos, empresas e governos, frente aos objetivos que permitem aplicações práticas”, disse Srini.

O evento trouxe empresários e cases sociais e de sustentabilidade, como o projeto Caravela, da Furf Design Studio. Por meio de um vídeo, os designers Rodrigo Brenner e Maurício Noronha contaram sobre o projeto que despolui corpos de água urbanos de forma totalmente sustentável. Outro exemplo mostrado no evento foi da startup Yvy, uma marca de produtos de limpeza 100% naturais. O empresário Marcelo Ribeiro mostrou como os produtos funcionam, por meio de cápsulas retornáveis e o impacto positivo que o projeto alcança.

Waldick Jatobá, conselheiro do Instituto Campana, também participou do evento com a história da instituição que desenvolve projetos com comunidades do Brasil junto com os irmãos Humberto e Fernando Campana, como o projeto Arrastão.

Carlo Pereira, secretário executivo da Rede Brasil do Pacto Global, trouxe para o debate números brasileiros que demonstram os impactos ambientais e sociais e como a ONU atua para combater os desafios que a realidade apresenta. Na ocasião, foi assinada uma carta de compromisso do CBD como parceiro global para a promoção dos ODS.

O evento teve o patrocínio do Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul (BRDE) e Eletrolux. Já os apoiadores são a Rede Brasil do Pacto Global, Sebrae/PR, o Instituto Campana, Instituto Bardi, Centro Europeu, Sérgio Pires, World Design Organization, MADE, Universidade Federal do Paraná (UFPR), iCities Grupo OM, Furf Design Studio, Copel e Instituto Jaime Lerner.

Fotos: Regis Santos Fotografia

 

Mais de Jaqueline Tiepolo
Empresas do Design Export participam Super Acelera Fellowship
Duas empresas da segunda edição do Design Export estão participando da 10º...
Leia mais
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *